Atenas – Free Tour

Última cidade!!! Chegamos em Atenas e descobrimos duas coisas: que o hotel barato que pegamos na verdade era enorme com piscina e café da manhã incluso (uhuuu) e que não iríamos conseguir visitar as ilhas exóticas durante essa viagem porque são mais ou menos 5 horas de Atenas pra Mikonos ou pra Santorini, ambos são super caros e ir pra passar apenas um ou dois dias não valeria tanto apena. Como já planejamos visitar Israel um dia, vamos deixar as ilhas pra essa mesma viagem e curtimos apenas Atenas e o hotel dessa vez.

No nosso primeiro dia fomos fazer logo o Free Tour e foi bem legal principalmente porque a nossa guia era uma senhora cheia de conhecimento e com muitas histórias sobre os deuses e a mitologia grega.

Começamos pelo Arco de Hadrian que foi contruído em homenagem ao imperador romano Hadrian que fez muito pela cidade de Athenas, contruindo inclusive a primeira biblioteca (as ruínas ainda estão lá e abertas para visita). Também passamos pelo Estádio Olímpico que é por onde a tocha olímpica passa e outros eventos esportivos como a corrida anual de 42 Km termina (ou começa? Fica aí o questionamento…)

Passamos pela residência presidencial e por coincidência vimos a troca da guarda! Fato curioso sobre eles: A residência presidencial foi construída para ser o palácio de um rei da Grécia que era apaixonado por cavalos. Mas como sua esposa não gostou do primeiro palácio (onde ele podia ter seus cavalos), ele acabou mandando contruir esse e sentiu tanta falta dos seus amados animais que criou a guarda com sapatos que fazem som de cavalos caminhando. Seríssimo!!! Eles vieram andando e se você fechasse os olhos pareciam cavalos vindo na nossa direção.

Hoje em dia a guarda é a elite dos militares em Atenas e é muito difícil ser aceito. É uma grande honra para a família ter alguém na guarda. Eles ficam em frente à residência presidencial e a troca ocorre de hora em hora. São sempre dois guardas e um supervisor, este que por sua vez já foi um guarda e hoje fica lá para garantir que ninguém incomode os guardas porque eles devem ficar imóveis e apenas podem dizer SIM ou NÃO piscando os olhos. Se não me engano é uma piscada para SIM e duas para NÃO.

Ahhhh Uma vez na semana eles possuem um cerimônia de guarda que é mais elaborada do que a que assistimos. Essa maior ocorre todo domingo no Parlamento às 11h.

OBS: A intenção era ir no Acrópolis porque o tour terminou lá perto mas a fila estava enoooorme!!!!! Por isso, voltamos no outro dia para entrar no Acrópoli e apenas subimos um morrinho que tem lá perto e que é um belo mirante.

Aqui estão as fotos dos guardas e também dos outros lugares que passamos:

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s