Roma – Esturricando no sol no monte Palatino e Coliseu

Ai Jesus!! Que calor que faz em Roma!! Na sexta, dia 14 de Julho, fomos fazer o passeio do Coliseu e pegamos um tour guiado. A besteira que fizemos foi marcar pra 14:30. Mas calma! Fizemos essa escolha pensando em Igor que estava trabalhando até de madrugada e assim teria mais tempo para dormir e descansar. Pois bem!

O sol tava rachando a cuca quando chegamos no ponto de encontro e a guia começou o tour pelo monte Palatino que também estava incluso no passeio e é uma das sete colinas de Roma. Pra ser bem sinceros o calor estava tanto que não guardamos quase  nada das informações passadas ali mas tem várias ruínas e era bem bonito.

Pra vocês terem uma idéia o tour começou com 12 pessoas e terminou apenas com 6  (4 indianos e nós dois) porque as outras 6 pessoas não estavam aguentando a quentura e decidiram sair no meio do passeio do monte Palatino e aguardar na entrada do Coliseu. O problema é que o sol estava rachando, quase não tinha opção de sombra, a guia cortou caminho subindo algumas muitas escadas e só passamos por uma fonte de água potável depois de mais de uma hora de andanças.

Tinha umas meninas da Croácia que estavam fracas já. A guia perguntava se todo mundo tinha tirado foto pra poder continuar e elas mal tinham força pra dizer que não porque não tinham condições. No início até achei meio rude da parte delas porque parecia que não estavam nem aí pra guia mas depois entendi que era o calor que tava de matar um! E elas ainda estavam sem água!

Na maior parte do tempo Igor estava tirando fotos e Paloma se abanando e olhando pra cara da guia com cara de interessada pra não deixar a mulher falando sozinha enquanto os outros procuravam uma sombra ou tiravam fotos.

A cara de todo mundo era de tristeza de tanto calor e só sorriam na hora de tirar foto kkkkkkk

Fazendo as contas agora, 2 horas do passeio foram ai no monte Palatino. No caminho pro Coliseu a guia perguntou de onde éramos e quando falamos Brasil ela: ahhh!!! (deve ter entendido porque estávamos mais resistentes ao calor).

E finalmente chegou a hora de ir ao Coliseu! Os seis desistentes estavam lá nos esperando e entramos. Bem bonito!! Segundo a guia a entrada para assistir às atrações eram gratuitas e cada um dos três andares de assentos eram reservados a uma classe. Na última ficam escravos e mulheres, e nas primeiras os senadores. Essa última parte só foi construída depois porque no início eram apenas dois níveis de assentos.

Haviam dois tipos de duelos: um deles só terminava com a morte de um dos gladiadores e no outro aquele que estivesse perdendo poderia pedir misericórdia e sair vivo. Quem decidia isso era o povo que estava assistindo e aí dependia de como o gladiador havia lutado e de seu histórico nos duelos.

Lá também haviam programações que envolviam animais selvagens trazidos da África, por exemplo. Os eventos eram organizados por particulares e muitas vezes tinham a inteção de demonstrar o poder da família organizadora ou conseguir apoio político.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s